Pages

terça-feira, 4 de setembro de 2012

A juventude vive novo momento na política e na sustentabilidade



“O aumento da participação dessa parcela da população é reflexo da conscientização dos jovens na importância que exercem nas decisões políticas, que interferem diretamente em suas vidas’, afirma Zair Ferraz, candidata a vereadora, bióloga e filiada ao PRB-Várzea Grande - MT. 

O voto é facultativo para eleitores com idades entre 16 e 18 anos. A boa notícia é que o interesse desses cidadãos pela política vem crescendo, como mostram recentes dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral. O número de eleitores entre essa faixa etária chega a quase 3 milhões no país esse ano. Em 2010, o número era de pouco mais de 2 milhões de jovens. Para as eleições municipais de outubro, 1.157.551 eleitores terão 16 anos e 1.756.076 terão 17 anos.

Voto consciente 

Zair Ferraz destaca ainda que a nova atitude desses jovens, interessados em exercer sua cidadania por meio do voto, se deve ao aprofundamento da responsabilidade em mudar o que consideram errado em seus bairros e na cidade. 

“Os jovens estão mais atentos aos conhecimentos que devem ter dos candidatos para não desperdiçarem a oportunidade de votar. Para isso, as escolhas estão sendo mais analisadas, para que o voto seja seguro e consciente e, mais do que isso, não haja arrependimentos posteriores”, destaca Zair Ferraz.

Foco na sustentabilidade 

Além de viverem um novo cenário na política, Zair explica que os jovens estão buscando novas formas de participação em ações conscientes e sustentáveis, como foi a presença marcante deles na Conferência Rio + 20, ocorrida em junho. 

“Sempre ensinei aos meus filhos sobre a importância de respeitar o meio ambiente. Os jovens tem papel essencial na sociedade em favor da sustentabilidade porque são o início de um futuro com consciência e responsabilidade ambientais”, garantiu. 

A bióloga ressalta que esta nova geração vem tendo maior desejo de contribuir com a propagação de valores voltados para a sustentabilidade buscando soluções para desafios como uso consciente da água, da energia, o escarte correto do lixo, por acreditar que a natureza deve ser utilizada para uma causa comum e não para ser explorada somente para o benefício do homem.

Autor: João Batista de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário