Pages

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Instituto Gazeta Dados suspende divulgação e refaz pesquisa eleitoral em Várzea Grande


CLÁUDIO MORAES
Da Editoria
O instituto Gazeta Dados suspendeu a divulgação da terceira rodada de pesquisas sobre a sucessão eleitoral em Várzea Grande. Os números deveriam ser divulgados na edição do jornal A Gazeta desta terça-feira, mas acabaram sendo "abortados".
O apresentador do programa "Resumo do Dia" (TV Rondon - canal 05), Roberto França, analisou a falta de divulgação dos números que deveriam acontecer ao mesmo tempo que a sucessão Cuiabá. França revelou que entrou em contato com o superintendente do grupo Gazeta de Comunicação, João Dorileo Leal, para colher informações sobre os motivos pelos quais a pesquisa teve a divulgação suspensa.
Dorileo Leal argumentou que a pesquisa não foi divulgada por falhas no registro solicitado a Justiça Eleitoral. Todavia, uma consulta feita ao sistema de registro de pesquisas do Tribunal Superior Eleitoral aponta que está tudo correto para que a amostra seja divulgada, o que não aconteceu por motivos desconhecidos.
De acordo com o TSE, o instituto Gazeta Dados solicitou no dia 11 deste mês o registro da pesquisa. Como a Lei determina um prazo de cinco dias após o registro para divulgação, a pesquisa poderia ser revelada desde o último domingo, dia 16.
Ontem, dia 18, o Gazeta Dados solicitou um novo pedido de registro. A amostra poderá ser divulgada a partir do dia 23, próximo domingo.
Durante o programa "Resumo do Dia", Roberto França disse que chegou a ter informações sobre a pesquisa que "desapareceu" sobre a sucessão em Várzea Grande, mas não revelou por questões éticas. "Os números desta pesquisa são impressionantes", afirmou França em tom de suspense.
Nas outras duas pesquisas feitas pelo Gazeta Dados em agosto, a candidata Lucimar Campos (DEM) liderava o quadro. Já os candidatos Sebastião dos Reis Gonçalves, o "Tião da Zaeli" (PSD), e deputado estadual Wallace Guimarães (PMDB), estavam disputando o segundo lugar. Os candidatos Miltão Dantas (PSOL) e Edson Ribeiro (PPL) estavam nas últimas posições.

0 comentários:

Postar um comentário